sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Caminhada Missionária e Pela Paz

Por Padre Valmir Neves

Respondendo o pronunciamento de Geovane Viana. Primeiro tenho que corrigir o meu nome não é padre Valmir das neves e sim Padre Valmir Neves Silva. Também o Manoel Gusmão não é secretário nem meu nem da paróquia ele é um cristão que faz parte da comunidade e do conselho pastoral e econômico. Inicio dizendo que o Geovani Viana tem razão de contesta aquilo que vai de encontro aos nossos interesses pessoais, ele tem todo direito de contestar. Como eu Padre Valmir Neves, tem o direito de não aceitar a privatização dos bens públicos, porque entendo que o particular não é de todos. Essa é minha opinião, até que alguém me prove o contrário.

Não fizemos uma manifestação partidária, não tenho e nem sou filiado a partido, não represento partido nenhum, represento a igreja que eu amo e junto a ela os pobres.

A Campanha da Fraternidade do próximo ano vem refletir sobre a saúde Pública, acho que a saúde Pública esta doente e continua doente. Eu respeito muito Guilherme Menezes, o conheço a muito tempo, antes mesmo de ser Prefeito não sou contra o cidadão Dr. Guilherme Menezes. Como cidadão brasileiro e eleitor tenho o direito também de não aceitar o que considero não beneficio para mim e para o público. É-me estranho à atitude de Geovane Viana que se diz membro militante na paróquia Rainha da Paz a duas décadas, de procurar o Blog do Anderson para dizer que não concorda com o Padre, ele sempre teve e tem o livre arbítrio de falar o que quiser nunca fui e nem serei fechado ao diálogo. Acho antidemocrático proferir palavras de ordem pessoal e não comunitária. Há seis anos a paróquia faz a Caminhada Missionária e Pela Paz, estou à frente da paróquia há um ano e onze meses e é a primeira vez que participo da Caminhada Missionária e Pela Paz que completou sete anos. Para acontecer essa caminhada foi consultado o CPP (Conselho Pastoral Paroquial) e ao CEP (Conselho Pastoral Econômico). Sempre nas missas os avisos e chamadas para a Caminhada foram constantes, cartazes e outdoor foram distribuídos para melhor divulgação, à caminhada também foi divulgada e Emissora de Rádio, TV, Blogs e Sites, ofícios e convites foram distribuídos a outras igrejas, escolas municipais, estaduais, creches, movimentos e associações.

Eu falei em nome da paróquia e da minha Fé que professo e não preciso de aval de uma única pessoa. Tinham-se na Caminhada uma média de mais ou menos 1500 pessoas, então a consulta foi feita e atendida pela comunidade. Nesse momento o irmão Geovane não estava presente o motivo eu não sei, quem atua há 20 anos na paróquia, não precisa convite individual já faz parte da comunidade de fé.

Se o Amigo Guilherme Menezes e vereadores quiserem explicar ao povo a comunidade, á igreja Rainha da Paz esta aberta para Ouvir. Eu e Manoel Gusmão não estávamos desrespeitando ninguém, até mesmo por que comunicamos a administração do hospital Esaú Matos na pessoa do senhor Fred Silva Caires, aproposito quando nós chegamos próximo ao hospital o dono do trio me disse: padre eu baixei o volume do som por causa do hospital eu disse: fez bem, e no momento que estávamos parados em frente ao hospital não tocamos instrumento nenhum só usamos os microfones. Afinal as ruas por onde passamos são pública, mas respeitamos o local que estávamos, todos os dias há barulho com os carros abertos que passam em frente às igrejas e hospitais e não vemos ninguém ter essa preocupação. Eu tenho o respeito às pessoas sim e não abro mãos disso o meu projeto é de vida e não de morte. Nunca me alegrei com o sofrimento de ninguém, aprendi usar de misericórdia mesmo com aqueles que são contrários a minha atuação na paróquia. Quero deixar claro que não estou dando resposta para Geovane Viana, estou esclarecendo ao público que tem acesso ao blog do Anderson e que me ligaram perguntando do acontecido. Espero que Geovane Viana converse comigo pessoalmente, participamos da mesma paróquia e não deve haver barreiras entre nós, afinal somos civilizados.

Está ao lado do povo não é fazer oposição a nenhum grupo politico, é questão de justiça, onde há justiça a Paz prevalece para todos.

Não desejo que essa conversa tenha uma conotação política partidária. Não é estranha a contestação de qualquer coisa que se diz nessa época por que é tempo do advento político.

O tema da nossa Caminhada Missionária e Pela Paz foi: “O que vimos e Ouvimos, nós vos anunciamos” (Jo 1,3), e o Lema: “Livres para promover a Paz”.

Que o Deus da Vida nos dê força e continue nos dando ânimo para a nossa caminhada, estou aberto ao diálogo.

Pe. Valmir Neves Silva

Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário