sábado, 17 de setembro de 2011

O TERÇO


Dona Joana, é uma vendedora de verduras...costuma visitar diversas casas oferecendo os produtos que colheu em seu próprio quintal.

Por ser muito religiosa, sempre anda acompanhada do "Terço" e aproveita todos os instantes para fazer sua oração diária.

Tudo parece normal...visitando diversas residências.

Um dia, sem que percebesse, deixou cair o terço... e desesperada largou os seus afazeres para tentar encontrá-lo, procurou exatamente pelo mesmo percurso que desempenhava todos os dias, rua por rua, casa por casa, andando pelas mesmas calçadas e atalhos que tomava.

Realmente já estava conformada que havia perdido definitivamente, mas imaginou, deve estar com alguém que fará bom uso em nome da fé.

Chegara então a casa do Pastor, um de seus clientes antigos, mal ela bateu na porta ele falou em tom irônico:

- Você deixou o seu Deus cair aqui em casa.

Ela com olhar de simplicidade e radiando de felicidade, respondeu:

- O terço não é o meu Deus, é apenas um objeto que uso para de uma forma organizada rezar pela minha vida e pela sua.

- Tenho certeza que você quase morreu quando descobriu que perdeu "seu Deus", ô, seu terço.

- Morrer eu não morreria, pois sei que encontraria outro e sabia que este seria encontrado por mãos que não perderiam a fé que possuíam, pelo contrário aumentariam a espiritualidade do mundo pois me ajudariam a aumentar o círculo de oração pelos outros irmãos.

- Para quê esse absurdo de bolinhas?

- Como tudo na vida tem seu significado... o Crucifixo é o ponto inicial do terço, onde coloca-se as intenções principais, onde por exemplo eu coloco a minha vida e a sua aos pés de Jesus Cristo, faço todos os oferecimentos e professo a crença em Deus nosso Senhor... A primeira bolinha é para que eu faça a oração do "Pai Nosso" e novamente coloque algumas orações em intenção dos nossos familiares. Em seguida encontra-se três bolinhas menores são as primeiras orações para Nossa Senhora aonde eu coloco as orações pedindo a intercessão pela nossa fé, pela sua saúde, pela sua perseverança, pela paz no mundo, ... a partir daí partimos para as dezenas, onde contemplamos um mistério, sendo que para cada dia da semana tem um mistério diferente, que representa um acontecimento da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para meditar o mistério, rezamos uma dezena de Ave-Maria, um Glória ao Pai e uma Jaculatória, pedindo o perdão dos nossos pecados e a nossa salvação em nome de Jesus... em momento algum coloco os meus problemas a frente dos problemas que eu sei que o senhor e todos os nossos irmãos passam... o terço é uma oração organizada para uma comunidade rezar pelas intenções de paz e amor do mundo inteiro, indistintamente.

Ao termino da explicação sobre o que é o terço, o pastor se fixou no olhar sincero de Dona Joana e disse:

- Obrigado pela explicação. Seria possível você me ensinar a rezar o terço pelos meus irmãos em Cristo.

Não esqueça que o dono da felicidade que desejas é Deus..."Ele" é dono de tudo e você é um dos herdeiros...Deus proverá...Tenha Fé, ... Deus é tudo de bom...por isso reze e alcançarás a felicidade... Não despreze "aquela" que foi escolhida, dentre tantas, para ser a mãe do nosso Salvador e Senhor...reze e verás a Glória de Deus brilhando...eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário