terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dom Zanoni: ‘É preciso recomeçar tudo a partir de Jesus’

‘Maria: Coração inspirador da missão!’. Esse é o tema do 8ª dia da novena em preparação para a Festa da Padroeira 2011.

Nesta segunda-feira (10), o pregador da novena da noite foi Dom Zanoni Demettino Castro, bispo de São Mateus (ES).

Em sua homilia, Dom Zanoni lembrou que a novena tem sido um momento de forte evangelização para todo povo brasileiro.

“Para mim é motivo de profunda alegria e graça vir a essa casa, a casa da Mãe e Rainha. A novena e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, tem sido, não só para os que aqui estão presentes, mas para todos neste imenso país, um momento forte de evangelização. Oportunidade rica da escuta da Palavra de Deus, de saborear com prazer e alegrias as belezas da nossa fé e tradição”, disse.

O prelado lembrou que foi justamente aqui, em Aparecida, que os bispos da América latina e do Caribe afirmaram que não vivemos numa época de mudanças, mas numa mudança de época.

“Momento de transformações, de crises, como também de grandes oportunidades. Um tempo de forte individualismo, de culto de si mesmo, de procura de satisfação pessoal, momento que nos desafia como discípulos missionários do Cristo. Deixemo-nos alimentar com o Pão da Palavra. Que o Evangelho a nós proclamado nesta liturgia nos inspire e nos oriente”, afirmou.

Dom Zanoni ressaltou que Jesus é o Messias, Ele é o Cristo, o Ungido de Deus. Ele que trouxe a salvação de Deus, não somente para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações.

“Sua palavra não foi aceita. Queriam precipitá-lo do alto monte. Mas, Jesus continuou o seu caminho e sua missão. Como Pai me enviou eu também vos envio, recebam o Espírito Santo. Façamos nossas as palavras de Jesus: acaba-se de ser cumprida a profecia – o Espírito do Senhor está entre nós. Ele nos ungiu para anunciar o Seu reino e proclamar a Graça do Pai”, ressaltou.

Dom Zanoni pediu que todos contemplassem a Virgem Maria, já que toda a sua vida foi de participação na obra da salvação.

“Repleta de graça, é a perfeita discípula que correspondeu plenamente aos anseios de Deus. Toda envolvida pelo amor divino, Maria soube colocar-se, em total disponibilidade, nas mãos de Deus, para cumprir sua santa vontade. ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim conforme a tua palavra’. O seu ‘sim’ foi mantido e acentuado em cada momento de sua a vida, desde Anunciação até o Calvário, oferecendo, Jesus, seu Filho para nossa salvação”, lembrou.

O bispo de São Mateus, no Espírito Santo, disse que Maria com sua resposta é modelo para nós e nos ensina a entrar no mistério de Cristo, a querer que todos os povos tenham vida e vida em plenitude.

“Nesta noite contemplemos Maria: Coração inspirador da missão. Ela é a mãe do Messias, descendente de Davi. Esta é a profissão de fé de toda a Igreja. Precisamos anunciar essa verdade. Com a nossa vida e o nosso testemunho. Reconhecer, com ela, que Jesus é o ponto de partida de todo nosso trabalho, de toda nossa evangelização”.

Dom Zanoni terminou suas palavras dizendo que estamos em tempo de transformações radicais e se faz necessário ‘voltar às fontes’. Recomeçar tudo a partir de Jesus, e mencionou o Dia Nacional da Juventude.

“É urgente, porque o mundo que se afasta de Cristo e do seu Reino começa perigosamente a destruir-se: aí está a violência, a corrupção, o desrespeito, ameaças à vida e à convivência. No Estado do Espírito Santo, todas as dioceses, vamos juntos celebrar o Dia Nacional da Juventude, dia especial para as juventudes do Brasil. Vamos marchar e gritar juntos: Basta de violência e extermínio de jovens! Nossos Jovens estão matando e estão morrendo. Precisamos nos unir para mudarmos esta triste e sofrida realidade”, finalizou.

Foto: Imprensa/ Santuário Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário